ENDODONTIA
Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.
Simples. Muito bem.
ResponderExcluirO objetivo do tratamento endodôntico é similar ao tratamento de outras feridas pelo corpo.
.
Uma limitação imposta no entanto é a de não ser "possível" a regeneração do tecido pulpar nos casos irreversíveis.
.
Na pele, o tratamento de ferida permite que posteriormente ocorra regeneração, mas na polpa dentária, sua destruição acarreta em quadro irreversível.
.
Assim, o tratamento endodôntico visa a remover os tecidos necrosados e eliminar (na medida do possível) a microbiota presente no interior do sistema de canais radiculares (SCR). E ainda realizar um obturação que preencha o espaço do SCR e vede à entrada de fluidos e microrganismos.
.
Alcançado estes objetivos, os processos inflamatórios presentes ao redor da raíz no osso e no periodonto são eliminados, e o dente atinge um estado de homeostase.
.
Em meu trabalho de doutorado, desenvolvi uma forma inovadora de realizar o tratamento endodôntico. Eliminei vários procedimentos e simplifiquei o processo, mas alcançando ainda um adequado nível de limpeza, desgermação e obturação dos SCR.
.
Um dia, minha técnica ainda será utilizada mundo afora. Quem sabe?
.